
Fatos Históricos importantes na década de 1910 no Brasil e no Mundo
O século XX foi, sem dúvida, rico em acontecimentos que moldaram a sociedade. A década de 1910 (espaço de tempo entre 1º de janeiro de 1910 a 31 de dezembro de 1919) caracterizou-se por um período marcante na história mundial. Ocorreu o naufrágio do navio Titanic (1912); a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Revolução Russa (1917), que iria mudar os destinos políticos e ideológicos da humanidade.
No campo da comunicação, a popularização do rádio como mídia de massa e do automóvel, como meio de transporte (Indústria da Ford), contribuíram para um notável desenvolvimento.
Também ocorreu a alta secularização da Europa, ao mesmo tempo em que vários movimentos religiosos e filosóficos cresciam na América.
No que tange aos movimentos artísticos e culturais, vale lembrar o Cubismo e o Dadaísmo na Pintura e o Dodecafonismo e jazz na música. Vários acontecimentos revolucionários surgiram em Portugal, como a Proclamação da República (05/10/1910).
No Brasil, a Lei N. 2.919 de 31/12/1914 orçou a Receita Geral da República dos Estados Unidos do Brasil para o exercício de 1915, estabelecendo maior imposto sobre vencimentos, ordenados, etc. O presidente da república, deputados, senadores e ministros de Estados tinham alíquota mais elevada. A preocupação em obter recursos para o Tesouro era tão grande, que ninguém podia escapar da contribuição.
Morre em Lisboa, o jornalista José Duarte Ramalho Ortigão (set.1915), considerado como um dos maiores escritores da sua geração.
Em dezembro, morre o neurologista Alois Alzheimer, estudioso da doença degenerativa do cérebro, progressiva e irreversível, com causas e tratamentos também desconhecidos, doença que viria a ficar conhecida como Doença de Alzheimer, temida por muitos.



